Construir um Sonho

Ter a casa com que sempre sonhou, exige na maior parte das vezes obras profundas para colocar em prática as ideias que projetou e deixar o espaço realmente confortável, bonito e aconchegante para a sua família. Já em outros casos é preciso construí-la do zero, com paciência e um bom planeamento financeiro.

No entanto, independentemente de qual seja a situação, é comum surgirem dúvidas sobre como contratar uma equipa para a construção. Afinal, é preciso garantir que toda a obra tenha um custo-benefício ótimo e evitando assim que a obras sejam uma constante fonte de problemas e preocupações.

Contrate um Arquiteto ou Engenheiro

Antes de qualquer outra coisa, a primeira sugestão é colocar um arquiteto ou engenheiro no comando da obra.
Construir, remodelar ou reabilitar são procedimentos que envolvem elaboração ou alterações na estrutura do imóvel. Ambos impactam diretamente não apenas na sua sustentação, mas também nas suas instalações.

Assim, contar com um profissional especializado para dirigir toda a equipa evitará muitos problemas, desde a escolha de materiais de construção ao uso adequado do terreno, por exemplo.

Procure Profissionais e Empresas Competentes

Pode demorar algum tempo, mas este é um requisito indispensável, pois trata-se de selecionar os profissionais certos, que garantirão a execução das suas ideias da forma pretendida.

Assim, não tenha pressa e peça várias propostas, incluindo também as que lhe possam garantir a idealização de projeto, além da execução.

Neste ponto, vale a pena conversar pessoalmente, questionar sobre as etapas do processo e período de entrega e, principalmente, cotar diferentes preços que possam proporcionar uma economia significativa.

Peça Referências a Amigos

Há sempre um amigo ou familiar que recorda um bom profissional que um dia lhe prestou serviços.

Nada melhor que pessoas próximas e de confiança para indicar profissionais competentes que satisfaçam os seus requisitos e se adaptem ao seu orçamento.  Essas informações vão servir como parâmetros sobre os diferentes aspetos da equipa, como:

  • Qualidade do serviço.

  • Facilidade de relacionamento e comunicação.

  • Cumprimento de prazos.

  • Aproveitamento de materiais e equipamentos.

  • Idoneidade e competencia.

Do circulo de amigos e conhecidos costumam vir sempre boas sugestões, aproveite!

Avalie o Candidato

Por último, não deixe de avaliar o currículo e o portfólio.

O curriculum vai indicar em que outras obras cada pessoa já trabalhou, os cargos assumidos e o tempo de experiência e de permanência que tiveram em cada posto. Além disso, trará informações sobre a formação académica e o registo na respetiva ordem, quando se tratar de engenheiros e arquitetos.

Conhecer os trabalhos anteriores, é uma mais valia, com a qual poderá conferir a concepção de alguns projetos, verificar a estética conseguida, tanto interna como externa, avaliar acabamentos, revestimentos, iluminação, etc.